Diocese de Sobral - Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Reriutaba CE
Home » » Advento: Evangelização e Promoção Humana

Advento: Evangelização e Promoção Humana

Postado por Unknown terça-feira, 10 de dezembro de 2013 | 17:46

O Advento tem um rico conteúdo teológico, pois considera, de fato, todo o mistério da vinda do Senhor, na história, até o seu cumprimento. Os diversos aspectos do mistério se entrelaçam reciprocamente e se fundam em admirável unidade. O Advento recorda, antes de tudo, a dimensão histórico-sacramental da salvação. 

O Deus do Advento é o Deus da história, o Deus plenamente vindo para a salvação total do homem em Jesus de Nazaré, no qual se revela o rosto do Pai (cf. Jo 14,9). A dimensão histórica da revelação recorda a concretização da salvação plena do homem, de todo o homem, de todos os homens, portanto, o nexo intrínseco entre evangelização e promoção humana.

O Advento é o tempo litúrgico no qual é fortemente evidenciada a dimensão escatológica do mistério cristão. Deus nos reservou para a salvação (cf. 1Ts 5,9), mas se trata de uma hereditariedade que se revelará somente no final dos tempos (cf. 1Pt 1,5). 

A história é o lugar da atuação das promessas de Deus, e é projetada em direção ao “Dia do Senhor” (cf. 1Cor 1,8; 5,5). Cristo veio na nossa carne e, depois da morte, manifestou-se e revelou-se aos apóstolos e às testemunhas escolhidas por Deus como Ressuscitado (cf. At. 10,40-42). Ele aparecerá glorioso no fim dos tempos (At 1,11). A Igreja, na sua peregrinação terrestre, vive continuamente a tensão do "já" da salvação completa em Cristo e do "não ainda" da Sua atuação em nós e da Sua plena manifestação no retorno glorioso do Senhor, nosso Juiz e Salvador. 

Na espiritualidade do Advento, a comunidade cristã, com a liturgia do Advento, é chamada a viver algumas atitudes essenciais à expressão evangélica da vida: a expectativa vigilante e alegre, a esperança, a conversão. 

A postura da espera caracteriza a Igreja e o cristão, porque o Deus da revelação é o Senhor da promessa, pois em Cristo manifestou toda a sua fidelidade ao homem (cf. 2Cor 1,20). Isso deve ser cantado com uma postura em ordem de batalha para o encontro final com o Senhor. 

O Advento, de consequência, celebra o Deus da esperança (cf Rm 15,13) e vive a gloriosa espera. O canto que caracteriza esta esperança, desde o primeiro domingo, é o Salmo 24: “A ti, Senhor, elevo a min’alma, Deus meu, em ti confio: que eu não seja confundido. Não triunfem meus inimigos. Nenhum que espera em ti permanece desiludido”.

Deus, entrando na história, coloca o homem em causa. A vinda d'Ele em Cristo requer contínua conversão. A novidade do Evangelho é uma luz que requer um pronto e decidido acordar do sono (cf Rm13,11-14). O tempo do Advento, sobretudo por meio da pregação de João Batista, é um constante chamado à conversão de cada um, de modo especial daqueles que cantam o Advento do Senhor, para prepararem mais vias e acolher o Senhor que vem.

Fonte: noticias.cancaonova.com
Compartilhe nossos Artigos :

0 comentários:

Queremos sua sugestão

Deixe seu'Comentário aqui... !

Seja Mais Você também um Dizimista

Seja Mais Você também um Dizimista

Papa Francisco

Papa Francisco

Bispo Diocesano

Bispo Diocesano

Nosso Pároco

Nosso Pároco

Nossa Padroeira

Nossa Padroeira

Liturgia Diária

Faça seu Pedido de Oração

Terço Online

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Proudly powered by Blogger
Copyright © 2011. Capela de São João Batista de Riacho das Flores - All Rights Reserved
Template Design by Creating Website Published by Mas Template