Diocese de Sobral - Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Reriutaba CE
Home » » Morre Dom Joaquim Justino Carreira, bispo de Guarulhos

Morre Dom Joaquim Justino Carreira, bispo de Guarulhos

Postado por Unknown segunda-feira, 2 de setembro de 2013 | 07:13

Faleceu no fim da noite deste domingo, 1º, o bispo diocesano de Guarulhos e ex-auxiliar da arquidiocese de São Paulo, Dom Joaquim Justino Carreira. Segundo comunicado da diocese de Guarulhos, as celebrações exequiais serão na Catedral Nossa Senhora da Conceição, (Praça Tereza Cristina, 1, centro - Guarulhos, SP), nesta segunda-feira, 2, a partir de hora a ser ainda determinada. O dia e o horário do sepultamento serão oportunamente comunicados. 

Dom Joaquim estava tratando um câncer no fígado e, desde o dia 24 de agosto encontrava-se internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital AC Camargo. 

Segundo nota da Diocese de Guarulhos, publicada no dia 25 de agosto, Dom Joaquim havia sido submetido a 10 sessões de quimioterapia, que tiveram início em 5 de março, estendendo-se em aplicações quinzenais até 20 de agosto, com exceção do mês de julho, quando as condições clínicas do paciente não eram favoráveis. As reações foram as esperadas (baixa de imunidade geral e astenia, entre outras).
 
Português radicado no Brasil

Dom Joaquim Justino Carreira nasceu em Portugal, na região da Leiria, no dia 24 de janeiro de 1950. Foi batizado em 28 de janeiro de 1950, na Paróquia Santa Catarina da Serra. Ainda jovem, sua família emigrou de Portugal e estabeleceu-se no estado de São Paulo. No Brasil, recebeu o sacramento da Crisma em 26 de julho de 1964, na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, localizada na cidade de Jundiaí (SP).

Recebeu a ordenação diaconal em 11 de junho de 1976, na sua terra natal, Santa Catarina da Serra. Em 19 de março de 1977, Dom Gabriel Paulino Bueno Couto celebrou sua ordenação presbiterial na Catedral Nossa Senhora do Desterro, em Jundiaí. Foi nomeado Monsenhor "Capelão de Sua Santidade", pelo Papa João Paulo II, em 6 de agosto de 1990.

Em 24 de março de 2005, o Papa João Paulo II o nomeou bispo auxilar da arquidiocese de São Paulo. Sua ordenação episcopal foi celebrada pelo Cardeal Cláudio Hummes no dia 21 de agosto do mesmo ano, sendo seus consagrantes os bispos Dom Osvaldo Giuntini e Dom Gil Antônio Moreira no ginásio de esportes "Dr. Nicolino De Lucca", também na cidade paulista de Jundiaí.

Na arquidiocese de São Paulo, foi o bispo responsável pela Região Episcopal Santana. No dia 14 de março de 2008, Dom Joaquim Justino Carreira recebeu o título de cidadão paulistano outorgado pela Câmara Municipal de São Paulo. 

Aos 25 de junho de 2011 teve seu nome divulgado como membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB. No dia 23 de novembro de 2011, o então Papa Bento XVI o nomeou bispo da Diocese de Guarulhos.

Fonte: Canção Nova
Compartilhe nossos Artigos :

0 comentários:

Queremos sua sugestão

Deixe seu'Comentário aqui... !

Seja Mais Você também um Dizimista

Seja Mais Você também um Dizimista

Papa Francisco

Papa Francisco

Bispo Diocesano

Bispo Diocesano

Nosso Pároco

Nosso Pároco

Nossa Padroeira

Nossa Padroeira

Liturgia Diária

Faça seu Pedido de Oração

Terço Online

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Proudly powered by Blogger
Copyright © 2011. Capela de São João Batista de Riacho das Flores - All Rights Reserved
Template Design by Creating Website Published by Mas Template