Diocese de Sobral - Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Reriutaba CE
Home » , » Igreja reza por vocações e constata aumento no número de padres

Igreja reza por vocações e constata aumento no número de padres

Postado por Unknown domingo, 21 de abril de 2013 | 06:35

  Papa emérito Bento XVI durante ordenação sacerdotal na Basílica Vaticana

Neste 4º Domingo da Páscoa, 21 de abril, a Igreja celebra o 50º Dia Mundial de Oração pelas Vocações. A data foi instituída pelo Papa Paulo VI, em 1964, convocando aos católicos a pedirem a Deus, unanimemente, o envio de operários para Sua Igreja (cf. Mt 9,38).
Paulo VI, durante uma radiomensagem no dia 11 de abril de 1964, disse que o número insuficiente de sacerdotes [vocações] é um indicador concreto que aponta ou não a vitalidade da fé em cada comunidade paroquial e diocesana. Assim como, também é fruto do testemunho da saúde moral das famílias cristãs.
“Onde desabrocham numerosas as vocações para o estado eclesiástico e religioso, vive-se generosamente segundo o Evangelho”, disse Paulo VI.
Seguindo este pensamento, o Papa Emérito Bento XVI escreveu sua mensagem para o 50º Dia Mundial de Oração pelas Vocações e nela ressaltou a esperança como impulso da vida cristã e a oração como base para que os fiéis estejam atentos ao chamado de Cristo.

Acesse:
.: Íntegra - Mensagem do Papa para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações
Nos primeiros parágrafos da mensagem, Bento XVI refletiu sobre as diversas vezes em que Deus socorreu seu povo, sustentado na esperança de Sua constante presença. Segundo o Papa, o fundamento seguro de toda a esperança está aqui: "Deus nunca nos deixa sozinhos e permanece fiel à palavra dada." E afirmou, "por este motivo, em toda a situação, seja ela feliz ou desfavorável, podemos manter uma esperança firme".
Depois, o Papa Emérito recordou que essa esperança está ligada à fidelidade de Deus que se manifestou ao mundo de diversas formas, especialmente em Jesus Cristo. Hoje, segundo o Papa, Deus continua sua fidelidade em Jesus, por meio daqueles que Ele mesmo chama para o seu serviço.
“Também hoje, como aconteceu durante a sua vida terrena, Jesus, o Ressuscitado, passa pelas estradas da nossa vida e vê-nos imersos nas nossas atividades, com os nossos desejos e necessidades. É precisamente no nosso dia-a-dia que Ele continua a dirigir-nos a sua palavra; chama-nos a realizar a nossa vida com Ele, o único capaz de saciar a nossa sede de esperança”, explicou o Bispo Emérito de Roma.
Segundo Bento XVI, as vocações sacerdotais e religiosas nascem da experiência do encontro pessoal com Cristo, do diálogo sincero e familiar com Ele. Por isso, explicou, é necessário crescer na experiência de fé, entendida como profunda relação com Jesus, como escuta interior da sua voz que ressoa dentro do ser humano.
O despertar para o chamado de Cristo e a resposta à Sua voz deve passar por uma intensa atmosfera de fé, destaca o Papa.  Mas também o testemunho de adesão ao Evangelho, uma paixão missionária alimentada pela Eucaristia e pela oração, são aspectos fundamentais para que mais operários sirvam à "Vinha do Senhor".
“A oração constante e profunda faz crescer a fé da comunidade cristã, na certeza sempre renovada de que Deus nunca abandona o seu povo e que o sustenta suscitando vocações especiais, para o sacerdócio e para a vida consagrada, que sejam sinais de esperança para o mundo”, salientou Bento XVI.
Ns últimos parágrafos da mensagem para o 50º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, Bento XVI deteve-se em fazer um apelo à Igreja demonstrando sua considerável preocupação com os jovens. Pediu que não faltem “sacerdotes zelosos” que saibam cuidar da juventude, ajudando-a no caminho “por vezes tortuosos e obscuros da vida.”
Por fim, não deixou de convidar os jovens a responderem à vocação. “Amados jovens, não tenhais medo de O seguir e de percorrer os caminhos exigentes e corajosos da caridade e do compromisso generoso. Sereis felizes por servir, sereis testemunhas daquela alegria que o mundo não pode dar, sereis chamas vivas de um amor infinito e eterno, aprendereis a ‘dar a razão da vossa esperança’ (1 Ped 3,15)”.
Cresce o número de vocações no mundo
A oração da Igreja parece ser ouvida e Cristo continua a chamar homens e mulheres para o serviço na “Vinha do Senhor”. De acordo com o Setor Estatístico do Vaticano, o número de sacerdotes diocesanos e religiosos no mundo teve aumento considerável a partir do ano 2000.
No Brasil, o aumento também foi constatado: o Censo Anual de 2010, realizado pelo Centro de Estatística e Investigações Sociais (CERIS), apontou um crescimento relevante em relação às vocações sacerdotais e religiosas no país.
A pesquisa do Setor Estatístico do Vaticano também sinaliza que em toda a Igreja há mais de 35 mil diáconos permanentes, concentrados especialmente nos EUA, no Canadá e na América Latina.
Com relação ao número de sacerdotes que deixaram o ministério, este desceu para menos de 1000, enquanto 460 foram os sacerdotes que em 2011 pediram para serem reintegrados ao ministério. Monsenhor Formenti, diretor do Setor Estatístico do Vaticano, sublinhou no ano passado que estes números deixam claro um lento, mas constante crescimento.



Domingo, 21 de Abril, 10:35hs


Fonte:Canção Nova Notícias.
Compartilhe nossos Artigos :

0 comentários:

Queremos sua sugestão

Deixe seu'Comentário aqui... !

Seja Mais Você também um Dizimista

Seja Mais Você também um Dizimista

Papa Francisco

Papa Francisco

Bispo Diocesano

Bispo Diocesano

Nosso Pároco

Nosso Pároco

Nossa Padroeira

Nossa Padroeira

Liturgia Diária

Faça seu Pedido de Oração

Terço Online

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Proudly powered by Blogger
Copyright © 2011. Capela de São João Batista de Riacho das Flores - All Rights Reserved
Template Design by Creating Website Published by Mas Template