Diocese de Sobral - Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Reriutaba CE
Home » » A partir de agosto, escolas municipais do RJ terão ensino religioso

A partir de agosto, escolas municipais do RJ terão ensino religioso

Postado por Jardel Viana quarta-feira, 4 de julho de 2012 | 13:40







Quarta-feira, 04 de julho de 2012, 17:39


A partir do segundo semestre deste ano, alunos da 1ª à 3ª série de 80 escolas da rede municipal do Rio de Janeiro poderão contar com aulas de ensino religioso, no modelo confessional.

Para cursar as aulas é necessário que os pais — no caso do aluno ser menor que 16 anos — autorizem e optem, no momento da pré-matrícula, por qual credo o filho deve seguir. A matricula é facultativa e nenhuma outra disciplina sofrerá redução de horário na grade curricular.

Leia mais
.: Ensino religioso nas escolas auxilia formação integral dos alunos

As aulas de ensino religioso surgem para ajudar na formação integral do aluno e agregam valores à formação dos estudantes, já que também abrangem a parte emocional, a personalidade e o caráter do indivíduo. Dessa forma, o ensino religioso não equivale a uma aula de catequese, mas tem por finalidade acompanhar o desenvolvimento da criança ou adolescente na compreensão do mistério da transcendência.

A princípio, serão docentes católicos, evangélicos, espíritas e de religiões afro-brasileiras a ministrar a disciplina. O diretor do Departamento Arquidiocesano de Ensino Religioso, Padre Paulo Romão, ressaltou a importância da educação do jovem no que tange à sua identidade:

"Eu acredito que é de suma importância porque uma educação totalizante do jovem, do aluno, tem que levar em conta a sua identidade. Por exemplo, um aluno de família católica tem o direito de, no processo de formação, do conhecimento, retomar e aprofundar a riqueza da sua tradição, e, nesse sentido, o ensino religioso não esta relacionado à catequese, mas sim ao conhecimento, à formação conceitual, intelectual, humana, afetiva do aluno", disse.

Padre Paulo lembrou também que, diante dos problemas da sociedade, o ensino religioso se destaca como uma possibilidade de recuperação e de uma válida retomada de valores:

"Numa sociedade com tanta violência, tanto egoísmo, tanta corrupção, os valores estão destruídos. O ensino religioso possibilita justamente a recuperação, a retomada de valores que podem nortear a vida desses alunos para o resto de suas histórias. Então, é algo totalmente positivo. É um dever do Estado favorecer o ensino religioso na formação do cidadão, que nunca é neutro: ele faz parte de uma cultura, uma religião", falou.

Para a professora de ensino religioso Vânia Cristina Rafaelli,  a disciplina apresenta um ensinamento que fala ao coração do aluno. É através dele que o estudante aprenderá a construir o seu caráter, e isso ainda o ajudará a se posicionar diante da realidade:

"O ensino religioso fala ao coração do aluno, é um ensinamento de dentro para fora, é ai que nos aprofundamos. O ensino religioso é o complemento, ele vai fechar toda a formação que esse aluno teve. As outras disciplinas são importantes, mas aquele jovem é um ser humano, ele está no mundo. Desde o início da humanidade, o homem tem implícito nele a formação religiosa, independente de qualquer coisa", afirmou.

O ensino religioso nas escolas municipais é consequência de uma lei, proposta pelo próprio Executivo, aprovada em outubro passado pela Câmara e sancionada pelo prefeito Eduardo Paes.

O texto criou a categoria de professor de ensino religioso, abrindo a possibilidade de concurso para até 600 docentes. Houve a exigência de que esses profissionais tivessem licenciatura plena que os habilite ao magistério nas séries iniciais e finais do Ensino Fundamental e o Credenciamento emitido pela Autoridade Religiosa competente para que pudessem lecionar.

Na rede estadual, o ensino religioso foi instituído em setembro de 2000. Somente neste ano letivo, 377 mil estudantes decidiram ter as aulas, de um total de cerca de um milhão
Compartilhe nossos Artigos :

0 comentários:

Queremos sua sugestão

Deixe seu'Comentário aqui... !

Seja Mais Você também um Dizimista

Seja Mais Você também um Dizimista

Papa Francisco

Papa Francisco

Bispo Diocesano

Bispo Diocesano

Nosso Pároco

Nosso Pároco

Nossa Padroeira

Nossa Padroeira

Liturgia Diária

Faça seu Pedido de Oração

Terço Online

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Proudly powered by Blogger
Copyright © 2011. Capela de São João Batista de Riacho das Flores - All Rights Reserved
Template Design by Creating Website Published by Mas Template