Diocese de Sobral - Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Reriutaba CE
Home » » Cerca de 15 mil pessoas nas ruas de Sobral para fazer a 16ª Romaria da Terra do Ceará!

Cerca de 15 mil pessoas nas ruas de Sobral para fazer a 16ª Romaria da Terra do Ceará!

Postado por Unknown segunda-feira, 2 de setembro de 2013 | 07:38

“Em romaria canta bendito, faz a memória do sangue dos companheiros. Anima a luta, lança projetos para acabar com o latifúndio brasileiro”.
Na tarde do dia 17 de agosto de 2013, na cidade de Sobral, terra de Pe. Ibiapina, começaram a chegar caravanas de romeiros e romeiras de todo o Ceará. Era uma diversidade de cores, gestos, cantos, danças, pessoas se encontrando, abraçando, puxando cirandas e fazendo aquela animação romeira. Com suas faixas, bandeiras, cartazes os presentes anunciavam o motivo de estarem na Romaria da Terra: celebrar a vida, a fé, as conquistas, mas também denunciar as situações de injustiça e morte impostas sobre nossas comunidades.
Eram cerca de 15 mil homens e mulheres, do campo e da cidade, proclamando: Terra, Água, Comunhão: Bem Viver em nosso chão!
A Romaria da Terra continua sendo um dos eventos no Ceará que, além de reunir um número expressivo de pessoas, consegue congregar as mais diversas lutas por direitos em todo o Estado. É organizada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) e, nesta 16ª Romaria, juntamente com a Diocese de Sobral. Da chegada dos romeiros e romeiras à celebração final, a alegria tomava conta da multidão. Os cantos da caminhada faziam memória dos mártires, especialmente Benedito Tonho e lembravam a necessidade de uma Igreja libertadora, comprometida radicalmente com os pobres.
Os mais diversos gritos do povo ecoaram em todos os espaços da romaria, alguns de afirmação e outros de negação. Romeiros e romeiras afirmaram:
A Reforma Agrária e regularização fundiária;
Exigiram medidas estruturantes diante da seca, com verdadeira política hídrica que favoreça inicialmente o abastecimento humano e animal;
Exigiram respeito aos nossos territórios e a imediata demarcação de terras indígenas, quilombolas e pesqueiras;
Reafirmaram o nosso compromisso com a convivência com o semiárido e suas tecnologias sociais;
Exigiram um basta ao extermínio de jovens
Também negaram:
A anti Reforma Agrária empreendida pelo governo, que expulsa camponeses de suas terras e as destinam a empresas capitalistas de morte;
As ações de combate à seca, paliativas, sem planejamento;
As obras do PAC, que apenas têm gerado impactos negativos sobre os territórios, danos ambientais e superfaturamento;
Às empresas do agro e hidronegócio, envenenando pessoas e a natureza;
Às minerações e parques eólicos, expulsando comunidades inteiras e destruindo o meio ambiente;
As cisternas de plástico, com seus impactos para a saúde, o meio ambiente e o custo redobrado;
As infraestruturas para a Copa do Mundo, a destruição do Parque do Cocó e o Aquário, causando diversos prejuízos em Fortaleza;
A especulação imobiliária e seu avanço sobre populações pobres;
As políticas decididas em gabinetes, sem a participação popular.
A grande caminhada romeira foi acompanhada por moradores de Sobral, que viam uma Igreja indo às ruas, levantando a voz, unindo fé e vida. A participação de pastorais e organismos do campo, sindicatos, movimentos sociais, fóruns e articulações fortaleceram os gritos.
No estádio municipal, artistas da terra puderam cantar, dançar, proclamar poesias e cordéis que retratam a vida dos camponeses e camponesas, suas conquistas e suas lutas. É uma forma de fortalecer a cultura regional e valorizar os talentos que nascem no seio do povo e aí permanecem. Nessa oportunidade, pastorais, movimentos sociais e articulações puderam apresentar suas reivindicações.
A Romaria foi encerrada com a celebração eucarística preparada por todas as dioceses do Regional. A preocupação com uma liturgia inculturada na realidade nordestina fez com que os romeiros e romeiras celebrassem com mais ânimo, vendo que a oração não se distanciava de suas vidas. Destacamos a presença de um expressivo número de bispos, padres, religiosos e religiosas do Regional Nordeste 1 da CNBB.
Muitas pessoas, de todo o Ceará, trabalharam para fazer acontecer a 16ª Romaria da Terra. A Diocese de Sobral, de maneira especial, dedicou tempo, articulou e liberou pessoas para que tudo pudesse acontecer da melhor maneira possível. Várias equipes foram constituídas e muitos parceiros colaboraram. Dessa maneira, a CPT do Ceará agradece imensamente a todos e todas que colaboraram, sabendo que o apoio, desde o menor ao maior, foi fundamental para o êxito da Romaria. Que nas terras do Ceará possam frutificar ainda mais frutos de justiça e de paz, no campo e na cidade.
Thiago Valentim
e Ir. Ilza Franca
Fonte: diocese de Sobral
Compartilhe nossos Artigos :

0 comentários:

Queremos sua sugestão

Deixe seu'Comentário aqui... !

Seja Mais Você também um Dizimista

Seja Mais Você também um Dizimista

Papa Francisco

Papa Francisco

Bispo Diocesano

Bispo Diocesano

Nosso Pároco

Nosso Pároco

Nossa Padroeira

Nossa Padroeira

Liturgia Diária

Faça seu Pedido de Oração

Terço Online

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Proudly powered by Blogger
Copyright © 2011. Capela de São João Batista de Riacho das Flores - All Rights Reserved
Template Design by Creating Website Published by Mas Template