Diocese de Sobral - Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Reriutaba CE
Home » » Correio da Semana – 94 anos: O mais antigo jornal cearense. Informa e evangeliza

Correio da Semana – 94 anos: O mais antigo jornal cearense. Informa e evangeliza

Postado por Unknown quarta-feira, 4 de abril de 2012 | 11:50



Um homem de visão foi Dom José Tupinambá da Frota, que em 1918, fundou o Jornal Correio da Semana, que há 94 anos vem fazendo história e contando a história da notícia.
Nestas 09 décadas este semanário descreveu para Sobral e Região Norte do Ceará fatos relevantes da humanidade, dentre eles a segunda Guerra Mundial, a morte do Papa Pio XII, a posse do Papa João XXII e seu falecimento, Paulo VI e sua morte, João Paulo II e também sua morte e mais recentemente a posse do atual pontífice, Bento XVI.
Criado para divulgar as coisas da Diocese de Sobral, o Correio da Semana passou por diversas fases em sua história. Acompanhou o apostolado do seu fundador, até seus últimos instantes de vida, serviu de veículo informativo para as ações do segundo bispo de Sobral, Dom João José da Mota, esteve presente em todo episcopado de Dom Walfrido Teixeira Vieira; Pe. Egberto Rodrigues de Andrade, Ecônomo da Diocese; Valmir Andrade, Ecônomo da Diocese; Dom Aldo Di Cillo Pagotto e do profícuo trabalho evangelizador de Dom Antônio Fernando Saburido, O.S.B, hoje, Arcebispo de Olinda e Recife e, atualmente, com a direção geral de Dom Odelir José Magri.
Voltado para divulgar a linha pastoral diocesana, o Correio da Semana também se faz presente, aos grandes momentos sociais, acompanhando a evolução dos tempos, se adequando aos avanços da tecnologia e modernidade e satisfazendo à exigência dos leitores, que acompanham os fatos do dia-a-dia, de Sobral, da Região Norte, do Ceará, do Nordeste e do Brasil.
Além dos grandes momentos da Igreja católica, vividos no mundo inteiro e na Diocese em particular, com suas festas religiosas e tradicionais, o Correio da Semana, também divulgou a cheia de 1924, a depressão nos Estados Unidos da América nos anos 30, a Segunda Guerra como já foi citada, noticiou o Concílio Vaticano II em 64, o Congresso Eucarístico em Sobral, a grande seca de 1958, o arrombamento do Açude Orós em 60, a cheia de 74 em Sobral e as enchentes do Acaraú, que sempre alagaram os bairros periféricos e deixando pessoas desabrigadas; as ditaduras: a de Getúlio Vargas e a militar, as reuniões da CNBB, as diretas já, as grandes descobertas da ciência na área da medicina, as mortes dos Kennedys, o Apartheid na África, a queda do Muro de Berlim, a morte de Indira Gand, os grandes conflitos no mundo, dentre outros momentos vividos pela humanidade, que este jornal, semanário, interiorano, através dos seus 94 anos tem acompanhado, divulgando-os com ética, responsabilidade e respeito aos leitores.
Seus diretores e editores passados mantiveram sua linha editorial, para a qual esta gazeta foi fundada, seus diretores atuais mantêm a mesma conduta, porém com modernidade, novo design, atualizado e moderno.
Hoje o Correio da Semana, tem como Superintendente Dom Odelir José Magri, Bispo Diocesano; o Vigário Geral Cônego Gonçalo de Pinho Gomes; diretor geral, o Padre Francisco de Assis Rocha, assessor de comunicação da Diocese; o ecônomo da Diocese e que também faz parte da diretoria do jornal, senhor Valmir Andrade; editor, diretor e repórter, Araújo Pathelle; redator e repórter, Osvaldo Avelino; fotógrafo e setor de informática Macildo Brito; diagramador e Design Felipe Mendes; revisor, professor Manoel Valdeci de Vasconcelos, Assessor Financeiro Wilson Calixto e os colaboradores: Silveira Rocha, Artemísio da Costa, Pe. Valdery da Rocha, João Barbosa PP Cavalcante, Pe. João Batista Nery, Adalberto Mendes, Osvaldo Avelino, William Vasconcelos, Marcelo Marques, Sargento Vaumirtes, Dimas Carvalho, Chico Prado, Aurélio Pontes, Mesquita da Silva, Márcia Cunha, José Donato, Leite Soares, Simon Nobre e Pe. Martins.
Com a nossa equipe pequena, porém autêntica e a expressividade dos colunistas, o Correio da Semana, atingiu o apogeu, completando sábado, 94 anos. Uma história, contada, dentro da história.
A diretoria do jornal agradece a todos os colunistas e colaboradores, pela assuidade em suas matérias e ajuda primordial para o sucesso deste semanário. Como também aos patrocinadores e assinantes, que têm nos confiado seus produtos para divulgação e em especial aos leitores, razão maior destes 94 anos.
“COMUNICAÇÃO PARA A VERDADE E A PAZ”
(Pe. Assis Rocha – Assessor de Comunicação da Diocese de Sobral)
Sob esse lema, a Igreja do Brasil realizou uma Campanha da Fraternidade em 1989, intitulada “A Fraternidade e a Comunicação”, chamando a atenção para “o reto uso dos meios de comunicação” que estivessem ao nosso alcance. Foi toda a Quaresma de 1989 e todo aquele ano dedicado ao aprofundamento dessa reflexão para dar continuidade ao que a Igreja já vinha fazendo de longa data.
Estamos voltando ao assunto, como sempre temos feito, porque na data de hoje, 31 de março, celebramos o nonagésimo quarto ano de fundação deste Jornal: O Correio da Semana, o primeiro do Estado do Ceará, numa brilhante idéia, partida da cabeça inteligente e empreendedora do primeiro Bispo de Sobral, D. José Tupinambá da Frota, em 1918. D. José conhecia a História da Igreja e sua vasta documentação sobre os Meios de Comunicação e, bem antes que um Concílio tornasse oficial o seu “reto uso”, ele já o implantava aqui em Sobral, entre tantas outras instituições suas, mostrando o seu espírito visionário e futurista, querendo tornar Sobral numa “nova Roma”.
Bem antes que o Concílio Ecumênico Vaticano II declarasse que: “os instrumentos da Comunicação Social haviam rasgado caminhos novos na emissão de toda sorte de informações e de pensamentos, para atingir e movimentar indivíduos e multidões e até a sociedade inteira”, D.José já havia intuído essa mensagem. Não era nenhuma novidade. Ele já conhecera os documentos do passado da Igreja que legitimavam a criação aqui, entre nós, de um Jornal. Mais de 50 anos depois, também da Rádio Educadora. A Declaração Conciliar só iria sair, após 04 anos.
O tema das Comunicações entrou no Concílio, mas não era novidade na vida da Igreja. D. José sabia disso. Havia já uns 90 documentos oficiais, tratando do assunto, por ex.: em 1487 o Papa Inocêncio VIII publicou Inter Multíplices. Em 1766, Clemente XIII escreveu Christiane Reipublicae. Leão XIII, no fim do século XIX, além de mandar que a Igreja se adaptasse aos novos tempos, ainda ensinava que tínhamos de usar todos os Meios, como num campo de batalha. Pio XI, entre 1878 e 1939 criou a Organização Católica Internacional e escreveu a Encíclica Vigilanti Cura, a chamada “legião da decência”. De 1939 a 1958 o Papa Pio XII abriu as portas para o diálogo com os profissionais da comunicação e escreveu a Encíclica Miranda Prorsus, dizendo que os Meios de Comunicação, “sem dúvida, deveriam ser admirados”. E tantos outros. Coloco D. José no meio desses “outros”.
O Concílio Ecumênico Vaticano II veio só legitimar, confirmar aquilo que a Igreja já vinha fazendo e que, em Sobral, já se realizava, pela luminosidade da inteligência de D. José, que via muito adiante de seu tempo. Através do Decreto Conciliar Inter Mirifica – que nós não nos cansamos de citá-lo sempre – a Igreja vem assegurar sua obrigação e direito de utilizar, competentemente, os Meios da Comunicação Social em seu trabalho de evangelização e catequese.
A Igreja do Brasil – e, dentro dela, a Diocese de Sobral – está fazendo “o reto uso de seus meios de comunicação” através de suas Redes Televisivas e de Rádios, bem como de sua imprensa escrita, instruindo, evangelizando, informando, educando e conscientizando suas comunidades eclesiais e levando a Palavra de Deus a distâncias bem maiores.
Na Diocese de Sobral, as Rádios: Educadora, Ressurreição, 06 de Abril, Catedral, Centro Norte FM, Boa Nova FM, o Jornal Correio da Semana e outros órgãos de comunicação, espalhados pelo interior, estão tentando comunicar a verdade, afastar-se das politicagens locais, de programações, músicas e palavreados dúbios, para se comprometerem com o Evangelho e com uma mensagem libertadora. Tem sido difícil fazer isso, mas não é impossível. Com a graça de Deus nós conseguiremos e nada nos vai afastar de nossos objetivos. O povo está nos entendendo e apoiando na nova alternativa que lhe estamos oferecendo, de uma comunicação ética, respeitosa, verdadeira e agradável a Deus. Nosso Jornal nonagenário está fazendo a sua parte. Merece nossos sinceros parabéns pela data. Muitos parabéns ainda lhe serão cantados.
 
Fonte: Correio da Semana
Compartilhe nossos Artigos :

0 comentários:

Queremos sua sugestão

Deixe seu'Comentário aqui... !

Seja Mais Você também um Dizimista

Seja Mais Você também um Dizimista

Papa Francisco

Papa Francisco

Bispo Diocesano

Bispo Diocesano

Nosso Pároco

Nosso Pároco

Nossa Padroeira

Nossa Padroeira

Liturgia Diária

Faça seu Pedido de Oração

Terço Online

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Proudly powered by Blogger
Copyright © 2011. Capela de São João Batista de Riacho das Flores - All Rights Reserved
Template Design by Creating Website Published by Mas Template